Superação Feminina

terça-feira, 6 de julho de 2010

Mulher supera muita coisa. TPM todos os meses. Olhares maliciosos. Gestação. A caretice de uma sociedade que a desvaloriza. O grito de liberdade que dá, quando resolve remover a poeira do salto alto. Mas ela ainda defende suas causas e luta por um lugar melhor nesse mundo machista. Quer um sexo livre como o dos homens, mas com sensibilidade. Quer reformar a estrutura dos conceitos mofados de outrora. Ter sua própria casa, a própria cama e um companheiro que lhe possa dar carinho.
Mulher é bicho esquisito, diz a letra de certa música. Mas se não fosse, como poderia superar tantas mudanças? Lembra-se de quando não podia votar? Em um passado ainda mais longínquo, mulher sequer tinha alma. Acredita? Pois pesquise, ficará de queixo caído. E eles ainda acham que elas são as idiotas de sempre. Que por serem construídas por hormônios que arredondam suas formas, deixam de ser inteligentes, capazes e guerreiras.
‘Para ser uma mulher forte e "frágil", comovente, e tudo o mais que merece ser, é preciso ter coragem. Saia de sua concha e deixe o sol fazer brilhar a beleza de pérola que você é
A mulher tem feito muito pelo mundo. Tem mostrado ao homem que ele deve ser um pai mais presente; ensina-o a respeitar as sutilezas do relacionamento, a fazer carinhos primários, dar flores, beijinhos, palavras doces… Ela se esforça em tirá-lo de sua caverna há anos. O faz deixar suas armas de pedras afiadas no chão e correr para buscar uma vida menos agressiva e medíocre. Os liberta de sua condição de "homem das cavernas", que ainda acha que ela é fútil, boba, até imbecil.
As mulheres têm músculos feitos das estrias do coração - fortes, mas diferenciados. Sublimes até. Carregam os filhos nas costas, mochilas cheias de mamadeiras, laptop rosa, maquiagem… e ainda sua sensualidade. É barra! Quanta coisa já fez?! E ainda são chamadas de "esquisitas". Neurônios a menos? E precisam de tantos assim? Poderiam ter muito menos. Com aquela carga toda sobre seus ombros, adquiriram a confiança de um mercado competitivo e masculino. Vestiram calças, ternos, mas hoje saem de saia. E, mesmo assim, são olhadas com respeito. Além disso, escolhem seus parceiros, dizem "não" aos bobocas de plantão, "mandam ver" quando sofrem assédio. Mulher de hoje não tem medo nem vergonha de ter orgasmo. Diz que sente prazer, que adora fazer sexo. Antes, tinha quase que assinar um documento, dizendo que o faria só por amor.
Mas ela supera seus dias com glamour. É crítica e gentil. Cheia de charme. E, como em outra letra de música, "puro êxtase". Combinação perfeita! Equilíbrio de emoções explosivas. A superação feminina já passou por muitas dores. Há as desquitadas, as descasadas, as mal amadas. E mesmo assim elas continuam a lutar. Seria preciso um fervilhante exército de machos para as tombarem ao chão. E, com certeza, suas almas ressurgiriam das cinzas. Por quê? Porque suas sementes são fortes, férteis, e não se destroem facilmente. Dariam frutos, outra vez.
Mulher… que passou por esse ano superando muitas barreiras. Perdeu emprego e se refez. Perdeu um amor que a decepcionou e levantou a cabeça. Foi traída e deixou o rio levá-la para novos mares. Saiu de férias para não surtar de tanto trabalho em casa, na empresa… E algumas tiveram filhos. Acordaram noite e dia para dar de mamar. Curaram suas feridas. Riram e se deprimiram. Suportaram gracinhas e agressões. Mas continuam de pé. Não tem jeito, mulher é coisa séria! Isto nenhuma música cantou ainda.
Para você, mulher, que respeito tanto, quero dizer que é uma honra poder estar aqui nesse novo ano que se inicia. Escrevendo sobre temas que nos pertencem, mas que eles adoram fuxicar. Que possamos estar unidas, mais ainda. Formar um time poderoso, sair transformando nossos sonhos e, mais do que isso, vencer. Tomara que eles possam estar preparados para nos suportar. Porque daqui para frente, pode acreditar, ninguém nos segura mais. Se quiserem posar de excêntricos, de donos do mundo - por favor! - nada de entregar o ouro ao bandido! Afinal, foram anos de luta. E, como mulher, você entende bem como doeu essa superação feminina.
Recadinho: para ser uma mulher forte e "frágil", comovente, e tudo o mais que merece ser, é preciso ter coragem. Saia de sua concha e deixe o sol fazer brilhar a beleza de pérola que você é. Reluzir em um mundo como este é para as que realmente sabem o que querem.
(Beth Valentim)

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!